Sindireceita CEDS-SP

Aposentados e Pensionistas de SP participam de encontro da categoria em Atibaia/SP11/04/2013

Veja Todas as Notícias
Aposentados e Pensionistas de SP participam de encontro da categoria em Atibaia/SP

O III Encontro dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo teve início na noite desta segunda-feira, dia 8 de abril, no Atibaia Residencial Hotel, localizado no município de Atibaia, estância climática do interior de São Paulo. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Delegacias Sindicais (CEDS/SP), em conjunto com as Delegacias Sindicais de SP e a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita. O encontro reúne 80 pessoas, sendo 51 Analistas-Tributários Aposentados e Pensionistas e os demais acompanhantes.

Participaram da mesa de abertura o presidente do CEDS/SP e anfitrião do evento, José Carlos Chaves Fernandes, o diretor de Assuntos Previdenciários da DEN, Hugo Leonardo Braga, e a secretária de Aposentados e Pensionistas do CEDS/SP, Suzete Rocha de Meira. A presidenta Sílvia Helena de Alencar chegou com atraso em virtude de agenda em Brasília/DF, mas conseguiu fazer sua exposição sobre as principais tratativas com governo acerca da categoria.

Os representantes do CEDS/SP deram as boas-vindas aos presentes e falaram da importância de eventos dessa natureza para aproximar os filiados do Sindicato das lutas da categoria, além de ser uma oportunidade de confraternização e integração. José Carlos lembrou os eventos de Aposentados e Pensionistas realizados anteriormente. “O I Encontro ocorreu em Poços de Caldas/MG, em 2006, e o II foi realizado em São Roque/SP, em 2009. Espero que este tenha o mesmo sucesso dos outros. Aproveitem bastante”, destacou.

O diretor Hugo Braga ressaltou que se o cargo de Analista-Tributário é reconhecido atualmente, muito desse trabalho foi desenvolvido pelos aposentados e pensionistas. “Quero, primeiramente, agradecer a todos vocês, pois o nosso cargo evoluiu muito e vocês foram os pioneiros. Vocês foram guerreiros, batalharam muito e hoje estamos com o cargo mais fortalecido em consequência desse trabalho desenvolvido por vocês”, destacou. O diretor informou aos participantes do evento que o aumento salarial de 15,8%, dividido em três parcelas, pode sair no próximo mês e a primeira parcela será retroativa ao mês de janeiro deste ano. O projeto do aumento foi aprovado recentemente no Senado Federal, mas como foi modificado pelos senadores retornou à Câmara do Deputados. Após nova análise pelos deputados federais, o projeto segue para a sanção presidencial.

“Ativos hoje, aposentados amanhã”, disse a presidenta Sílvia Alencar ao iniciar seu discurso. “É por isso que tratamos os aposentados com muito carinho e também os pensionistas”, complementou. Sílvia de Alencar falou sobre as principais ações da DEN de interesse da categoria, entre elas, a definição clara das atribuições do cargo. “Muitos temas são palpitantes para os ativos, mas é porque eles mantém acesa a chama do nosso cargo, mantém o cargo vivo e fortalecido. E isso é sinônimo de que o cargo terá longevidade, perspectivas de melhorias salariais, de fortalecimento e isso beneficia a todos”.

A presidenta do Sindireceita reafirmou que salário não sai de pauta de nenhuma entidade sindical. “É o objetivo básico e é inerente a todo sindicato. Não precisamos dizer a toda hora que isso é prioridade. Digo isso porque alguns aposentados acham que o tema atribuição não lhes interessam. Mas atribuição é o que de mais forte um cargo pode ter e salário será consequência. Estamos discutindo atribuição com o governo em um patamar bastante satisfatório. Pois, se a Receita Federal tem como símbolo um leão, o Analista-Tributário é exatamente o que corresponde as patas. Somos a categoria que dá a sustentação ao órgão e o faz caminhar. Nós damos a esse órgão a excelência. Mas a instituição nos oprime, não permite o nosso avanço e não permite sequer que o nosso cargo seja citado nas normas legais. Por isso estamos pautando atribuições”, analisou.

Participam do encontro diversos diretores do Sindicato, entre eles o diretor de Assuntos Jurídicos, João Jacques, o diretor adjunto de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas Alves, a diretora de Tecnologia da Informação, Ana Cristina Castelo Branco, o diretor Antônio Carlos Joaquim, além do delegado sindical de SP, Walter Koga, um dos organizadores do evento, e o delegado sindical de Niterói/RJ, Mário Borsato.

Após a cerimônia de abertura foi realizado um bingo com a distribuição de brindes aos ganhadores.

Fonte: http://sindireceita.org.br/blog/2013/04/09/aposentados-e-pensionistas-de-sp-participam-de-encontro-da-categoria-em-atibaiasp/