Sindireceita CEDS-SP

MEMBROS DA DIRETORIA LOCAL DO SINDIRECEITA PARTICIPAM DO I ENCONTRO ESTADUAL DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO EM SÃO PAULO/SP22/02/2019

Veja Todas as Notícias
MEMBROS DA DIRETORIA LOCAL DO SINDIRECEITA PARTICIPAM DO I ENCONTRO ESTADUAL DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO EM SÃO PAULO/SP


Lideranças Sindicais de São Paulo/SP do SINDIRECEITA participam  do I Encontro Estadual dos Trabalhadores do Serviço Público em São Paulo/SP.


 

Lideranças Sindicais de São Paulo/SP do SINDIRECEITA participaram, no sábado (16), do I Encontro Estadual dos Trabalhadores do Serviço Público em São Paulo/SP. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Metroviários e teve a participação de diversos outros sindicatos, além de contar com representantes das centrais sindicais CSP-Conlutas e CUT.

 

A Presidente do CEDS São Paulo Kátia Nobre,  co-presidiu os trabalhos ao lado do representante do SINTRAJUD (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal) na primeira mesa de trabalhos no período da manhã. Que contou com a participação da professora da UFRJ Sara Granemann, que abordou o tema: “Defesa da Previdência Social, Universal e Justa - possíveis contrarreformas da Previdência Social”. Na sequência  o advogado do SINTRAJUD, do SINDSEF e do Sindicato dos Metroviários, César Lignelli, falou sobre: “Defesa do Serviço Público gratuito e de qualidade - ataques aos serviços e servidores públicos” e encerrando as explanações, o professor da USP Marcus Orione, abordou o seguinte tema: “Segurança Política e Sindical - ataques às organizações dos trabalhadores”.

Pela DS São Paulo participaram o Delegado Sindical Luis Mauro Damiani, o Secretário de Assuntos Previdenciários Vivaldo Ifanger, o Secretário de Finanças Walter Koga, o Secretário de Formação Sindical e Relações InterSindicais Milton Kawatake, o primeiro suplente de diretoria Douglas Alexsandro, que fotografou o evento e a integrante do Conselho Fiscal Local Celina Caldeira.



Foram convidados para palestrar e compor a mesa a professora da UFRJ Sara Granemann, o advogado do SINTRAJUD, do SINDSEF e do Sindicato dos Metroviários, César Lignelli, e o professor da USP Marcus Orione. Os temas abordados pelos palestrantes foram as possíveis contrarreformas da Previdência Social, os ataques aos serviços e servidores públicos, e os ataques às organizações dos trabalhadores.

Após os painéis abordando os temas acima, foram realizados grupos de trabalho que contaram com a participação de todos os presentes, seguido de uma plenária final em que foram simbolicamente aprovadas pautas de reinvindicações e diretrizes de atuação de interesse da sociedade brasileira e dos servidores.
 

 

Organização do evento

Esse encontro teve a participação de 31 entidades representativas e um total de 196 pessoas, é o primeiro evento promovido pelo Fórum Estadual dos Trabalhadores do Serviço Público – SP, formado por entidades representatativas de servidores públicos no estado de São Paulo. A reunião das entidades nesse fórum foi em decorrência da participação do Sindireceita no Fonasefe  - Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais, ocorrida em Brasília  em 2018. A orientação dada pela direção do Sindireceita era que o sindicato se organizasse a nível estadual buscando unir forças e  preparar estratégias de lutas que envolvessem servidores públicos de todas as esferas,  visando a proteção e defesa  das questões comuns dos trabalhadores do serviço público. Diversas reuniões foram feitas durante esse período e o 1o. encontro (clique aqui) foi o resultado desse trabalho.

 

Album: fotos de 16-fev-2019 (clique aqui)



 

Nas palavras da presidente do CEDS SP, Kátia Nobre: “Estamos em um momento ímpar da nossa sociedade. A união é condição para que a luta tenha chance de ter sucesso. Teremos que descobrir novos caminhos. É hora de juntarmos força e mostrar para a sociedade que somos trabalhadores e que lutamos por direitos, duramente conquistados, e não privilégios.”