Sindireceita CEDS-SP

Seminário “Os Efeitos da Reforma Previdenciária (PEC 287)”03/05/2017

Veja Todas as Notícias
Seminário “Os Efeitos da Reforma Previdenciária (PEC 287)”

O CEDS/SP promoveu em abril, nas dependências da Sede do Sindireceita na capital Paulista, o Seminário intitulado “Os Efeitos da Reforma Previdenciária (PEC 287)”, cujo objetivo foi trazer luz ao debate sobre a reforma previdenciária que vem sendo apresentada pelo Governo Federal atual.

Participaram das mesas de apresentação os convidados Mari Luci Zonta, delegada adjunta do Sindireceita em Belo Horizonte, Rudinei Marques, presidente Unacon, Marcos Alcyr, presidente da Sindilex, Antônio Carlos Fernandes Jr., secretário geral da pública, Odair Ambrosio, Diretor de Comunicação da Diretoria Executiva Nacional e Amauri Perusso, presidente da Fenastc. Fechou os trabalhos o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas.

A palavra sobre a reforma se inciou com a presidente do CEDS/SP, Katia Nobre, principal organizadora do evento. Em razão de compromissos de última hora em Brasília, não puderam comparecer os deputados da Câmara Federal Arnaldo Faria de Sá, Valmir Prascidelli (ofício 090/2017–CD/GAB/VP/PT-SP) e Sinval Malheiros. Este último foi representando por seu assessor, Ricardo Gomes.

 O debate ajudou a esclarecer as questões sobre a reforma da previdência, com foco nos pontos críticos e suas consequências para o trabalhador em geral. Esclareceu ainda que pode e como pode vir a afetar o servidor público e qual o papel deste e dos demais cidadãos diante dos riscos que correm.

Em que pese a excelente explanação de todos, Carlos Gabas trouxe sua experiência vivida no Ministério da Previdência Social, com informações que puderam conscientizar que a previdência social requer sim uma reforma, mas não nos moldes que vem se apresentando, pois que a atual trará como resultado a precarização de indivíduos e inclusive cidades; o desmonte da previdência e assistência sociais; o desvio de investimentos de recursos para a iniciativa privada, entre outras consequências para os trabalhadores e para a sociedade.