Sindireceita CEDS-SP

SIMPÓSIO “O CONHECIMENTO E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: UM NOVO CONCEITO DE AUTORIDADE E A CONVIVÊNCIA CORPORATIVA” – PALESTRAS REALIZADAS18/11/2017

Veja Todas as Notícias
SIMPÓSIO “O CONHECIMENTO E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: UM NOVO CONCEITO DE AUTORIDADE E A CONVIVÊNCIA CORPORATIVA” – PALESTRAS  REALIZADAS

A motivação, estrutura e o sucesso do evento ocorrido nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, indicam a importância e relevância do tema e a necessidade de aprofundamento dos debates. O material utilizado, gentilmente cedido pelos palestrantes, está disponível no site do CEDS SP e acompanham a presente nota.

Diante das mudanças de paradigmas que o mundo vem passando em virtude de uma revolução tecnológica, bem como, da necessidade de se estabelecer um bom ambiente de trabalho e de estar preparado para seus efeitos e consequências, foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro o Simpósio “O Conhecimento e a Revolução Tecnológica: um novo conceito de autoridade e a convivência corporativa”, como uma tentativa de buscar elementos e informações que possibilitem nos posicionar nestes novos cenários que estamos vivenciando.

A mesa de abertura contou com a presença do Presidente do Sindireceita, Antonio Geraldo de Oliveira Seixas,  do Secretário Geral do Conselho Nacional de Representantes Estaduais CNRE, André Luciano Abdalla Costa,  da Presidente do Conselho Estadual de Delegacia Sindicais do Estado de São Paulo CEDS São Paulo, Katia Rosana Nobre Silva, do Presidente do Conselho Estadual de Delegacia Sindicais do Estado do Paraná,  Alcione de Souza Policarpo, do Presidente do Conselho Estadual de Delegacia Sindicais do Estado da Bahia CEDS Bahia, Jaildson Bonfim Gonçalves, do Presidente do Conselho Estadual de Delegacia Sindicais do Estado do Rio Grande do Sul  CEDS Rio Grande do Sul , Hugo Leonardo Duarte Costa Braga e do Vice-Presidente do Conselho Estadual de Delegacia Sindicais do Estado de Santa Catarina, Ronaldo Luiz Casas.

 

Sob o lema: O QUE A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA TRAZ QUE INTERFERE NA VIDA DAS PESSOAS?  POR QUE DEVEMOS NOS INTERESSAR PELO ASSUNTO? O evento iniciou com a apresentação: “A Revolução Tecnológica e seus efeitos” com o Analista Tributário Eduardo Augusto Caimbro, instrutor do núcleo de apoio contábil e fiscal (NAF) e especializado em prestação de serviços públicos, que apresentou as posturas humanas diante de cada estágio do modo de produção, denominadas Revolução Agrícola, Revolução Industrial e da Revolução Tecnológica, na qual vivemos hoje. De forma clara, objetiva e descontraída, usou a metáfora do jogo de xadrez com tempo, para mostrar que as organizações e as pessoas têm que se preparar para dar respostas cada vez mais rápidas às mudanças no ambiente em que vivem. (apresentação: clique aqui)

 

O Analista Tributário Roque Luiz Wandenkolk , Analista Tributário, mestre em política de desenvolvimento econômico, em Seul, na Coreia do Sul, sob o lema: O BRASIL NÃO ESTÁ SOZINHO. A GLOBALIZAÇÃO NOS PERMITE CONHECER E APRENDER COM OS ERROS E ACERTOS DOS OUTROS, palestrou sobre “Inovação Tecnologia e Desenvolvimento e seus impactos nas Administrações Tributárias”, apresentando aos presentes um panorama internacional e comparativo entre diversas Administrações Tributárias, como estão se preparando e reagindo aos efeitos das mudanças tecnológicas e indicando a necessidade de conhecermos melhor o que se faz em administração tributária no resto do mundo. Destacando pontos específicos da situação atual de países como Índia e Inglaterra, entre outros. (apresentação: clique aqui)

 

Dando sequência ao ciclo de palestras e tendo em vista a relevância do tema, foram chamados à mesa o sr. Alcione de Souza Policarpo, presidente do Conselho Estadual das Delegacias Sindicais do Estado do Paraná CEDS/PR, e o Analista Tributário Augusto da Costa Coroa, Delegado Sindical em Belém e Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, na segunda região fiscal, para receber a Analista Tributaria Leni Veiga, especialista em BI, Business Intelligence, pela Receita Federal e Analista de Negócios DW, Data Warehouse, corporativo pela Receita Federal na SERTI/COTEC, no Rio de Janeiro, que palestrou com o tema: “A Revolução Tecnológica na Receita Federal”. Leni apresentou novas ferramentas que a Receita Federal está desenvolvendo que, em um futuro muito próximo deverão trazer modificações profundas na forma de tratamento de dados, conceitos como Data Lake, e alterações disruptivas em processos de trabalho tradicionais na instituição, o que refletirá em toda a sociedade.

 

Em sua apresentação a Analista Tributária Leni Veiga apresentou algumas das ferramentas que trarão novas formas de armazenar e minerar dados em sua forma bruta, sem perda de informações com filtragens e tratamentos como ocorre com o DW, abrindo novos horizontes para pesquisas e análises. “Mostrou que antigas práticas de divisão de trabalho da RFB como divisões por jurisdição estão perdendo sentido, herança da visão cartesiana inspirada no fordismo que inovou, no começo do século XX, tornando o operário um especialista na linha de montagem e na RFB representado pelo servidor que entende e executa apenas uma das etapas da cadeia de processos do PAF por exemplo. As novas tecnologias automatizarão essas etapas e o exemplo desse início são os scripts do ContÁgil mas a inteligência de máquina levará essa automação a um outro patamar com a retroalimentação, ou seja, essas máquinas se reprogramarão gerando seus próprios algoritmos e nos superarão cada vez mais em velocidade e qualidade. Para nós só restarão atividades que não tenham um padrão ou previsibilidade trazendo de volta a importância da visão sistêmica que é mais complexa e exige mais raciocínio e conhecimentos como era comum no ambiente de produção antes da revolução industrial.” (apresentação: clique aqui)

 

Dando abertura ao último dia do Simpósio, o Procurador da Fazenda Nacional e Diretor Regional da Escola Fazendária (ESAF) em São Paulo, Dr. Marcos Antônio de Oliveira Fernandes, mestre em direito político e econômico e escritor, discorreu sobre o tema: “O Projeto CONVIVER – uma iniciativa da 8ª Região Fiscal”. Em sua explanação o procurador apresentou as motivações do projeto, a forma como foi construído, a partir de um projeto do programa de desenvolvimento humano da 8ª região fiscal e as etapas atingidas em sua implementação  além dos resultados até o momento. Sua apresentação chamou a atenção para o papel do ser humano nas organizações e deixou para reflexão a necessidade de mudança da cultura dos servidores da Receita Federal como condição sine qua non para a adequação da instituição a nova realidade que a evolução da tecnologia lhe impõe. (apresentação: clique aqui)

 

Finalizando o ciclo de palestras o Diretor de Defesa Profissional da DEN o Analista Tributário Alexandre Magno apresentou uma palestra sobre o Mapeamento de Processos. Essa palestra fechou o circuito Tecnologia - Pessoas - Processos no contexto da Administração Tributária, pano de fundo de todas as mudanças nas organizações. (apresentação: clique aqui)

 

Em linhas gerais, a proposta do Simpósio incluiu uma análise que partiu da revolução tecnológica, seus efeitos para a sociedade, ampliando para uma visão de como o mundo, especificamente as Administrações Tributárias de outros países, estão se preparando e reagindo nesse contexto. Voltando a atenção para como o Brasil, através da Receita Federal, está se posicionando. Ofereceu a explicação da forma com que a oitava Região Fiscal está preparando seus servidores para vivenciar esse processo, as ferramentas que está disponibilizando. Terminando com uma explanação de como o Sindireceita prepara e espera que os Analistas Tributários se instrumentalizem.


O último painel sob o lema: NÃO BASTA SÓ RECEBER INFORMAÇÕES SE NÃO SOUBERMOS COMO UTILIZÁ-LAS E, PRINCIPALMENTE, NÃO ESTARMOS PREPARADOS PARA SEUS EFEITOS. Os organizadores trouxeram à mesa Analistas Tributários representantes das cinco regiões geográficas do país. Abrindo uma mesa de discussão a fim de apontar a situação do Analista Tributário: se tem conhecimento das mudanças, se tem preocupação sobre suas consequências e se vem se preparando para enfrentá-las. Aos convidados foi sugerido que oferecessem uma avaliação pessoal de suas regiões, visando fornecerem um panorama geral do que vem acontecendo no país em relação aos temas tratados. Foram convidados pela região norte  - Augusto da Costa Coroa, Delegado Sindical em Belém/PA; pelo nordeste - Jaildson Bonfim Gonçalves, Presidente do CEDS/BA; pela região centro-oeste - Cláudio Márcio Brasil Ferreira, Delegado Sindical de Mato Grosso do Sul; pelo sudeste - Katia Nobre, Presidente do CEDS/SP e pela região Sul - Hugo Leonardo Duarte Costa Brava, Presidente do CEDS/RS. Foram convidados ainda os Analistas Tributários, membros do grupo de planejamento estratégico da diretoria executiva nacional, presentes no evento, Flávio Lopes: representante da 8ª região fiscal e Roque Luiz Wandenkolk,  representante da 7ª região fiscal.


Mais fotos de 11-nov-2017 (clique aqui)


Mais fotos de 12-nov-2017 (clique aqui)

Download arquivos das apresentações:
    . Roque Wandenkolk (.odp)
     . Leni Veiga (.ppt)
     . Alexandre Magno (.ppsx)